Exagerar no café da manhã não reduz o consumo de calorias ao longo do dia
Um estudo realizado por pesquisadores alemães afirma que é mito a crença de que o café da manhã é a refeição mais importante do dia e que comer muito de manhã significa consumir menos calorias ao longo do dia. A pesquisa publicada no «Nutrition Journal» revela que, a quantidade não é reduzida durante o almoço nem no jantar e que a necessidade de mais calorias seria suprimida.
A Associação Britânica de Dietética diz que ter um bom desjejum é muito importante para manter a dieta equilibrada e que começar o dia com uma refeição muito calórica está associada à perda de peso. Uma equipe da Universidade de Munique discorda. Neste estudo, os cientistas seguiram um grupo de 400 pessoas durante duas semanas e os pacientes registravam, em uma espécie de diário, tudo o que comiam, os horários das refeições, quanto pesava. Alguns tinham um farto café da manhã, outros comiam de forma regrada e os restantes pulavam esta refeição.
Os primeiros consumiam 400 calorias durante a primeira refeição do dia e verificou-se que no final do dia tinham consumido precisamente 400 calorias a mais do que os outros, no final do dia. Volker Schusdziarra, orientador da pesquisa, explicou que as pessoas não comem menos ao longo do dia só porque tiveram um farto café da manhã.
Contudo, os especialistas continuam a defender a importância da refeição matinal. Está confirmado, segundo a Associação Britânica de Dietética, que, quem se alimenta bem no café da manhã além de ter uma dieta mais equilibrada do que os que pulam essa refeição – têm menos tendência para a obesidade, perdem peso com mais facilidade e reduzem o risco de doenças cardíacas.
“Não se alimentar pela manhã pode incentivar o consumo de alimentos menos saudáveis e menos nutritivos”, conclui a Associação Britânica de Dietética.
